terça-feira, 29 de setembro de 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE SERRA TALHADA HOMENAGEIA O DNOCS PELOS 100 ANOS DE SUA EXISTÊNCIA




O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, foi homenageado em audiência pública, realizada em 23 de setembro de 2009, pela Câmara Municipal de Serra Talhada-PE, pelos 100 anos de sua existência e pela valiosa contribuição que vem prestando para o desenvolvimento do semiárido nordestino e, em especial, para este município pernambucano, com a oferta de alimentos e água para o abastecimento da população.

O autor da propositura foi o vereador José Raimundo Filho, que no seu discurso justificou o motivo da homenagem, destacando os relevantes serviços prestados pelo Órgão á região e o bom desempenho de seus servidores junto à população do município de Serra Talhada.

Estiveram presentes na sessão solene de homenagem ao DNOCS, em torno de 250 pessoas. O DNOCS foi representado na solenidade pelo Coordenador Estadual em Pernambuco, Dr. Fernando José Mendes de Alcântara e pelos servidores através do GT-Dnocs.

Vale ressaltar que, o evento foi bastante prestigiado pela população em geral, destacando-se dentre outros, o Vice-Prefeito Luciano Duque, assessoria do governador do Estado de Pernambuco, Dr. Valdemar Borges, Gerente do BNB, Sra Cléa, representante da SRH/PE, Dr. João Paulo Leitão, representante da Universidade Federal de Pernambuco, Dr. Jeová, representante da Prefeitura de Calumbi, Ester Nogueira, Dr. Thiago Antunes, juiz federal da comarca de Serra Talhada, Presidente do PT, representante do deputado Fernando Ferro, representante dos Conselhos Gestores dos açudes Serrinha, Cachoeira II e Jazigo, Secretaria de Agricultura de Serra Talhada, Prefeitura municipal de Flores, representante do município de Santa Cruz da Baixa Verde, Comitê de Bacia do São Francisco, Sr. Rômulo Leão, representante do IBGE, representante do Corpo de Bombeiros, representante da Polícia Rodoviária Federal, irrigantes e representantes da Associação dos irrigantes de Cachoeira II, funcionários dos Perímetros Irrigados Boa Vista e Cachoeira II, aposentados e pensionistas do Dnocs e servidores da CEST-PE.

Em todas as falas, o destaque foi para a atuação do Dnocs ao longo dos 100 anos de sua existência e a importância de se reestruturar esse Órgão, visando, sobretudo, sua adequação aos novos tempos e às demandas atuais do povo nordestino, executando programas e projetos federais, como o Programa Nacional de Combate a Desertificação, Gestão de Recursos Hídricos, Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e o Projeto de Integração do Rio São Francisco, devendo ser inclusive, a operadora federal do PISF, as Políticas e Programas de Desenvolvimento e redução das desigualdades inter e intra regional, a fim de contribuir para a melhoria da eficiência e da eficácia das intervenções governamentais com reflexos positivos nas condições de vida da população do semiárido brasileiro .

No final as audiência, os presentes aprovaram a Carta do Sertão do Pajeú , destacando que o DNOCS tem uma grande contribuição a dar na política de desenvolvimento do semiárido, por isso conclamaram que fosse feita a reestruturação urgente do Dnocs, com base na proposta apresentada pelos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário