quinta-feira, 3 de setembro de 2009

BANCADA CEARENSE CONSOLIDA APOIO À LUTA PELA REESTRUTURAÇÃO DO DNOCS

Presença maciça dos Servidores do DNOCS no debate sobre a Reestruturação do Órgão

GERALDO COSTA-SINTSEF-CE, ANA BRA-GT/DNOCS, Deputado Federal JOSÉ GUIMARÃES, WALDENISIA GADELHA-DENTMA/CONDSEF e ELIAS FERNANDES DIRETOR GERAL DO DNOCS



Dep XICO LOPES Assessor do Ministro JOSÉ PIMENTEL Sr. Onézimo Guimarães

Dep JOSÉ AIRTON CIRILO Dep EUDES XAVIER

Dep NELSON MARTINS Fala do GT/DNOCS ANA BRAGA

Apresentações do GT/DNOCS - Engª WALDENISIA GADELHA



e da FAPID - Eng° SILDEMBERNY



Engª Waldenisia, Diretor da DA - ALBERT GRADVOL e Eng°P edro Eimar

Coord. Geral da CGPE - ALBERTO ALMEIDA, GT/DNOCS e JOACI

Eng° Cadengue FAPID, Diretora da DI - Engª CRISTINA PELETEIRO, Eng° Sildemberny FAPID e GT/DNOCS


Waldenisia Gadelha, Raquel Cristina, Ana Braga e Douglas Augusto - A união é a FORÇA

O Grupo de Trabalho do DNOCS – GT/DNOCS e as entidades de classe ligadas ao setor: SINTSEF-CE, ASSECAS, SOAD, ASDEC e FAPID sob a coordenação da CONDSEF e em consonância com a assessoria da coordenação da Bancada Parlamentar Cearense, realizou no ultimo dia 31 de agosto um “CAFÉ DA MANHÔ, no auditório da sede da administração Central do Órgão, ocasião em que desenvolveu-se um debate sobre a necessidade de reestruturação dessa Autarquia, visando atender as atuais e novas demandas da sociedade voltadas ao desenvolvimento sustentável e à conservação ambiental.Foram registradas a presenças dos seguintes parlamentares ao evento: o Coordenador da Bancada Parlamentar Cearense, Deputado José Guimarães, o Senhor Onésimo Rodrigues representando o MiS e as entidades de classe ligadas ao setor: SINTSEF-CE, ASSECAS, SOAD, ASDEC e FAPID sob a coordenação da CONDSEF e em consonância com a assessoria da coordenação da Bancada Parlamentar Cearense, realizou no ultimo dia 31 de agosto um “CAFÉ DA MANHÔ, no auditório da sede da administração Central do Órgão, ocasião em que desenvolveu-se um debate sobre a necessidade de reestruturação dessa Autarquia, visando atender as atuais e novas demandas da sociedade voltadas ao desenvolvimento sustentável e à conservação ambiental.
Ministro José Pimentel Barroso, o Sociólogo Luis Carlos Antero, representando o Senador Inácio Arruda, os Deputados Federais, Chico Lopes-PT/CE, Eudes Xavier-PT/CE, José Airton Cirilo-PT/CE, Raimundo Gomes de Matos-PSDB/CE, o Deputado Estadual Nelson Martins, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho-PMDB/CE, o Senhor, Moésio Mota Assessor do Vereador João Alfredo-PSOL/CE.
Dentre as demais Autoridades presentes destacamos: o Diretor Geral do DNOCS Eng° Elias Fernandes Neto, a Diretora de Infraestrutura Hídrica, Engª Cristina Peleteiro, o Diretor Administrativo Albert Gradvol, o Coordenador Geral de Planejamento e Gestão Estratégica Eng° Alberto Almeida, o Chefe de Gabinete da FUNASA Abdenago Oliveira, o representante do SINTSEF-CE Sr. Geraldo Costa, representando a ASSECAS e ASDEC o Sr. Roberto Morse e à SOAD o Eng° João Batista(Dr. Rangel), o representante da FAPID o Eng° Sildemberny Souza dos Santos, os Diretores da Força Sindical do Ceará Ana Maria e Claudionor, a Presidente do Sindicato dos Jornalistas Débora Lima e os Coordenadores das Delegacias Sindicais ligadas aos Servidores Público de todas as regionais no Estado do Ceará, Zona Norte, Sertão Central, Inhamuns, Centro-Sul, Cariri, Vale do Jaguaribe e Maciço de Baturité.
Na ocasião a Sra Ana braga-GT/DNOCS, apresentou a todos o Projeto de Lei consolidado pelos servidores ao longo dos dois últimos anos que propõe habilitar o DNOCS de forma que ele possa atender principalmente a três postulados básicos:
“1º) O aumento quantitativo das obras hidráulicas, incluindo-se nestas a construção de novas obras de acumulação, a integração de bacias, a perfuração e implantação de poços tubulares profundos, etc. Ou seja, “fazer” mais água e fazê-la “andar”.
2º) A melhoria da oferta de água pelas obras hidráulicas já existentes, através de um gerenciamento competente e de ações de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que otimizem a utilização dos estoques existentes, através de processos de redução de perdas por infiltração e evaporação, dessalinização, reuso, etc.
3º) A democratização do acesso à água e a participação na sua gestão”.
Entendendo que somente um novo marco legal poderá colocar o DNOCS à frente dos desafios para os próximos cem anos.
A Engª Waldenisia Gadelha, Coordenadora do DENTMA/CONDSEF e também Membro do GT/DNOCS, apresentou alguns dados relacionados ao setor produtivo do DNOCS necessários à um maior aprofundamento do debate, seguida do representante da FAPID, entidade que congrega os perímetros irrigados, Eng° Sildemberny Souza, que falou do desempenho desses perímetros, destacando os avanços e as dificuldades enfrentadas.
O diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes em sua fala disse que já existe um projeto de reestruturação do DNOCS em tramitação no Ministério, fez também algumas colocações sobre a atual gestão do Departamento, dando ênfase às obras do Programa de Aceleração do Crescimeto (PAC). Ressaltou que o DNOCS muito deve à bancada nordestina na Câmara Federal e mais especificamente à cearense, notadamente no caso da extinção do órgão, onde houve uma grande mobilização dos deputados e da sociedade de um modo geral, que culminou com a permanência do Órgão.
Todos os deputados, José Guimarães, Eudes Xavier, Chico Lopes, José Airton Cirilo, o estadual, Nelson Martins e o Sr. Onésimo Guimarães em nome do Ministro Pimentel, em suas intervenções se prontificaram a lutar pela consolidação da reestruturação do DNOCS. O deputado Chico Lopes sugeriu ainda a realização de um café da manhã com a participação da bancada nordestina na Câmara Federal, em Brasília.
O Deputado José Guimarães foi enfático ao dizer que essa reestruturação deve acontecer até o final de 2009, tendo em vista a aprovação da LOA – Lei Orçamentária Anual – que começa a ser apreciada, isso permitirá algumas alterações para atender às principais demandas no sentido de revitalizar e fortalecer essa Autarquia centenária e tão importante para o desenvolvimento da região.
Na avaliação do GT/DNOCS está começando uma empreitada histórica onde os principais setores institucional e da sociedade civil organizada, estão caminhando lado a lado de forma interativa e construtiva no sentido de definir de forma conjunta o futuro de um dos Órgãos mais importantes para a operatividade e sustentabilidade sócio-hidro-ambiental atual, do Nordeste e do Semiárido brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário