quinta-feira, 23 de julho de 2009

ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO DNOCS

O projeto de Lei para reestruturação do DNOCS que está tramitando no Ministério não contempla as idéias que foram consolidadas pelo GT-DNOCS, na reunião do dia 20 de maio de 2009, na CONDSEF, em Brasília. Nem poderia ser porque, segundo o Dr. Elias, o Ministro não permite acréscimo de gastos e nem a inclusão de uma outra diretoria; ora, a nossa principal reinvindicação, levantada através de diversos seminários efetuados desde 2007, é a criação de organismos para gestão dos recursos hídricos e ambientais e do desenvolvimento sustentável. Sem isso as demandas atuais da sociedade ficam comprometidas.
Nesse momento em que as mudanças climáticas inferem de forma decisiva no nosso semi-árido, é fundamental a presença de uma entidade que coordene e execute as principais políticas de sustentabilidade e desenvolvimento no nordeste e no semi-árido brasileiro; sim porque já podemos constatar a presença de semi-árido tanto no sul como no norte brasileiro e, que outro Órgão tem capilaridade no nordeste e experiência centenária na maneira de tratar as adversidades, convertêndo-as em desenvolvimento e sustentabilidade no semi-árido, senão o DNOCS?

Mas, voltanto à reestruturação do DNOCS. Precisamos de todo apoio possível para que o projeto de reestruturação caminhe e caminhe... do jeito que está, porque se formos tentar compatibilizar iremos perder tempo e o processo teria que voltar, demorar mais meses e meses e chegariamos aos 200 anos sem nada de concreto.

Assim, todos aqui entendemos que devemos mobilizar para que o processo chegue logo ao congresso e assim possamos todos juntos: os parlamentares, a parte intitucional, os servidores, enfim todos os interessados no desenvolvimento e na sustentabilidade do nordeste e do semi-árido brasileiro possamos discutir e consolidar um projeto que sociedade atual necessita e exige para o nosso DNOCS.

Um comentário:

  1. eu acho que uma obra como a trasnposição do rio são francisco precisa de um orgão como o dnocs para gerir

    ResponderExcluir