
O GT-DNOCS-CEST-PE no dia 03/08/2009 em audiência com o Deputado Federal Fernando Ferro do PT/PE, entregou o Projeto de Lei, elaborado pelos servidores, que reestrutura o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional, transformando-o em Departamento Nacional de Convivência com o Semiárido – Dnocs .
A proposta é oriunda de exaustivos debates dos servidores do Dnocs, distribuídos em todo o Nordeste, com o apoio dos Sindicatos Estaduais e da CONDSEF, e decorre do fato de que a configuração dada ao Dnocs pela Lei nº 4.229, de 1º de junho de 1963 e a Lei nº 10.204, de 22 de fevereiro de 2001, em seu conjunto de atribuições e competências não atende às necessidades do semiárido, em termos de dinamismo e competitividade, em consonância com o que preconiza a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, o Plano de Ação Nacional de Combate á Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN-BRASIL, o Programa Água Doce (dessalinizadores), os Programas de Desenvolvimento Regional, Política Nacional de Recursos Hídricos, dentre outros.
As alterações da legislação vigente ora propostas, colocam a Autarquia tanto como executora de ações na área dos recursos hídricos, que se regem pela Política Nacional de Recursos Hídricos, como reforça sua visibilidade enquanto entidade que atua em uma área das mais pobres do País (semiárido) com a finalidade de superação das desigualdades inter e intra-regionais em consonância com o que preconiza a Política Nacional do Desenvolvimento Regional, institucionalizada pelo Decreto 6.047 de 22.02.2007.
O Deputado Fernando Ferro considera urgente a aprovação dessa proposta, que deverá ser encaminhada em forma de Medida Provisória, que se pauta pela necessidade de inserção de um importante ativo institucional como o Dnocs, de forma proativa no contexto das políticas públicas regionais tanto como executor, como colaborador e parceiro de instituições afins, que executem programas e projetos em fase de implementação como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e o Projeto de Integração do Rio São Francisco, dentre outros já citados, contribuindo dessa forma, para a melhoria da eficiência e da eficácia das intervenções governamentais com reflexos positivos nas condições de vida da população do semiárido brasileiro.
Acrescenta também o deputado que o Dnocs - entidade centenária de extrema importância para o semiárido e para o Brasil - precisa ser fortalecido e que seja viabilizado a realização de concurso público renovando o quadro funcional da Autarquia. e, para isso, deverá ser solicitada uma audiência com o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, para discussão da Proposta.
Complementa ainda o deputado, que apoiará a proposta dos servidores em Pernambuco e que deverá ser formada uma Frente Parlamentar neste Estado para juntamente com a frente Parlamentar no Nordeste em defesa do Dnocs, já constituída, conduzirem o processo com a urgência necessária que o caso requer.
Informa também, que foi solicitado pelo deputado Chico Lopes do Ceará, uma Audiência Pública em comemoração aos 100 anos da Instituição, quando aproveitando o ensejo, poderá ser ampliada para uma semana de discussão no Congresso Nacional.
Na ocasião o Deputado Fernando Ferro foi presenteado pelo GT-DNOCS /CEST-PE com uma camisa e um boné comemorativos dos 100 anos da Instituição.
Fonte: http://www.dnocs.gov.br/php/comunicacao
1.jpg)
COMPANHEIROS DO DNOCS DE PERNAMBUCO, SEI DO EMPENHO DE VOCES PARA QUE O DNOCS CUMPRA DE VERDADE SEU PAPEL NO SEMI ÁRIDO BRASILEIRO E ESTOU MUITO FELIZ EM SABER QUE TODOS OS ESTADOS ESTÃO EMPENHADOS NESTE GRANDE TRABALHO, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIO AQUI UM BREVE LEMBRETE QUANTO AS MENSAGENS QUE SÃO COLOCADAS E COMO SERÃO FEITOS OS EVENTOS: EM PALESTRAS NÃO SE COMPOEM MESAS, ISTO SÓ SE FAZ QUANDO É UMA CERIMÔNIA QUE ENVOLVER DISCURSOS CURTOS OU ENTREGA DE PRÊMIOS. PEÇO DESCULPAS AOS GTS POR ESTA INTROMISSÃO, PORÉM NÃO PODERIA FICAR CALADO, SABENDO DO ERRO QUE VOCÊS ESTÃO COMETENDO, MINHA FILHA TRABALHA NA ÁREA DE EVENTOS E ME CHAMOU ATENÇÃO PARA A INFORMAÇÃO DO GT-PE, ONDE CONSTA COMPOSIÇÃO DE MESA PARA PALESTRANTES ISTO É UM ERRO GRAVISSÍMO NO QUE TANGE A CERIMONIAL. É BOM VOCÊS SE INFORMAREM COM PESSOAS DA ÁREA. UM GRANDE ABRAÇO DESTE SERVIDOR APOSENTADO QUE PRESA MUITO POR ESTE ÓRGÃO.
ResponderExcluir